Conecte-se Conosco

Ji-Paraná

Ifro abre mais de 1 mil vagas em cursos técnicos e de graduação

Interessados podem realizar sua inscrição até o dia 9 de junho.

Publicado

em

Campus do Ifro Cacoal (RO), uma das cidades com vagas abertas — Foto: Divulgação/Ifro
Campus do Ifro Cacoal (RO), uma das cidades com vagas abertas — Foto: Divulgação/Ifro

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (Ifro) abriu inscrições para preencher quase 1,3 mil vagas em cursos técnicos e de graduação para ingressar no segundo semestre de 2023.

Os cursos de graduação serão ofertados à comunidade de forma presencial, nos campus de Colorado do Oeste (RO), Ji-Paraná (RO) e Guajará-Mirim (RO). Já as aulas dos cursos técnicos vão ser ofertadas na modalidade EAD.

As inscrições serão realizadas exclusivamente pela internet, no portal de seleção do Ifro, até o dia 9 e junho. Para concorrer a uma das vagas, os candidatos interessados devem ter ensino médio completo comprovado no ato da matrícula.

O processo seletivo será feito em uma única etapa, por meio da avaliação do desempenho escolar do candidato no ensino médio, do 1° ao 3° ano. O resultado preliminar da seleção deve ser divulgado em 13 de junho.

Por g1 RO

Publicidade

H. Eduardo Pessoa é Jornalista com DRT e Desenvolvedor Front-End de diversos Portais de Notícias como este, destinados à Empreendedores, Jornalistas e Pequenas e Médias Empresas. Experiência de mais de 12 mil notícias publicadas e nota máxima de satisfação no Google e Facebook, com mais de 100 avaliações de clientes. Faça seu Portal conosco.

Continue Lendo
Publicidade
Clique Para Comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ji-Paraná

“Infelizmente, vou arcar com o rombo da feira” dispara Presidente da Aperon – 42ª Expojipa encerra com mais de 100 mil visitantes

“Infelizmente, vou arcar com o rombo da feira. Mas com a consciência tranquila de quem entregou 90% do evento programado.

Publicado

em

Por Assessoria de Comunicação Expojipa
Publicada em 19/09/2023 às 16h42

Com mais de 100 mil visitantes, a 42ª Exposição Agropecuária, Industrial e Comercial de Ji-Paraná (Expojipa) chegou ao fim, neste domingo (17), no Parque Hermínio Victorelli (2º distrito). O evento ocorreu de 13 a 17 de setembro e recebeu os cantores nacionais Lauana Prado (13), US Agroboys (14), Mari Fernandez (15) e Zé Vaqueiro (16). Nela, foi realizada o sorteio do Show de Prêmios e o retorno do Cowboy de Aço e Rodeio Profissional.

Foram cinco dias de festa com a participação de mais de 30 empresas parceiras do município, praça de alimentação, transmissão ao vivo da feira e exposição de animais. A organização abriu os portões por dois dias com entradas gratuitas (segunda-feira e domingo) para arrecadação de alimentos não-perecíveis, que serão entregues para a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae).

O evento promovido pela Associação Rural de Rondônia (ARR), em parceria com a Associação de Produtores de Eventos de Rondônia (Aperon), enfrentaram contratempos. Há dois dias do evento, houve a recomendação do Ministério Público de Rondônia (MPRO) de não repassar recursos financeiros de emenda parlamentar, firmadas pelo termo de fomento, para a realização da 42ª Expojipa.

Publicidade

Segundo o presidente da Aperon, Eduardo Prenzler, a ARR não cometeu irregularidades. Ele afirmou que houve questões que não beneficiaram determinado grupo político. Prenzler disse que para manter os compromissos e a realização da Expojipa, foram feitas mudanças para que o “prejuízo” do evento fosse menor e, por isso, a programação original teve que ser alterada, mas em nenhum momento deixou de ser realizada.

“Infelizmente, vou arcar com o rombo da feira. Mas com a consciência tranquila de quem entregou 90% do evento programado. A única alteração foi que dos três dias [previstos] com entrada franca, passaram para dois dias. E por força da natureza, o último show, substituído pelo US Agroboys, não pôde ser realizado no domingo, devido à forte chuva que iniciou no período da tarde e se estendeu até as 20h”, frisou Prenzler.

Continue Lendo

Ji-Paraná

Acidente grave na T-26 com Rua São Paulo resulta em capotamento no 2° distrito em Ji-Paraná

Publicado

em

O grave acidente aconteceu na manhã deste domingo, 17 de setembro de 2023, no cruzamento da T-26 com Rua São Paulo, segundo Distrito de Ji-Paraná.

De acordo com informações, um veículo Chevrolet Onix seguia pela Rua São Paulo, quando no cruzamento da T-26 foi surpreendido por uma caminhonete modelo Toyota Hilux avançando a preferencial da via. Não sendo possível frear o tempo, o Onix colidiu lateralmente contra a caminhonete que ficou descontrolada capotando na pista.

Interior da caminhonete avião duas crianças sendo que uma delas foi arremessada para fora do veículo por pouco não ocorreu uma tragédia. Os ocupantes da caminhonete foram socorridos por uma equipe do corpo de bombeiros para o segundo distrito onde receber o atendimento médico emergencial.

A Polícia Militar compareceu no local para coleta de informações e Registro do sinistro.

Da Redação

Publicidade
Continue Lendo

Ji-Paraná

Saiba como e quando o cidadão pode ter acesso às imagens dos totens de segurança espalhados por Rondônia

É necessário estar dentro de alguns critérios para solicitar as imagens, como para atendimento de ordem judicial e quando houver pedido fundamentado de Órgão Público.

Publicado

em

É necessário estar dentro de alguns critérios para solicitar as imagens, como para atendimento de ordem judicial e quando houver pedido fundamentado de Órgão Público. Sistema Interativo de Segurança em Rondônia

Há alguns meses, um novo sistema de segurança foi instalado por várias cidades de Rondônia. Os totens de monitoramento filmam tudo que acontece ao seu redor e a população pode ter acesso a essas imagens. A finalidade do sistema é garantir a segurança da população e facilitar o monitoramento de ocorrências policiais. É possível, inclusive, acionar a polícia com apenas um toque.

Entenda: Pedir ajuda da polícia apertando um botão? Conheça e saiba como funciona novo sistema de monitoramento em RO

Em que situações posso solicitar as imagens?

O acesso a imagens foi permitido através de uma instrução normativa publicada pela Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec). No entanto, o documento estabelece algumas regras. A solicitação pode ser feita nas seguintes situações:

Publicidade

Para o cumprimento de atribuição legal de autoridade policial competente, na garantia do interesse público, observados os princípios gerais de proteção e os direitos dos titulares para fins de obtenção de informações relativas a investigações policiais ou instrução de inquérito policial;

Quando houver pedido fundamentado de Órgão Público, desde que haja motivação, fundamentação legal para o pedido e relevância para o Interesse Público;
Para atendimento de ordem judicial;

A requerimento de solicitante externo, por meio de requerimento justificado e fundamentado, devendo preencher o Anexo I da Instrução Normativa, condicionada à apresentação do devido Boletim de Ocorrência do fato.

Como solicitar?

Para pedir acesso às imagens do totens, a pessoa interessada precisa preencher um formulário que será encaminhado para o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) através do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) do Poder Executivo.

Publicidade

No caso das pessoas que não tiverem acesso ao sistema, o requerimento deve ser enviado para o email: [email protected]. O requerimento que deve ser preenchido está anexado à instrução normativa.

Acesse a instrução normativa

É necessário preencher os seguintes dados:
Nome completo;
Ocupação profissional, com a indicação do cargo público que ocupa e matrícula, se for o caso;
Localização do módulo de segurança ou câmera de vídeo monitoramento, da qual deseja as imagens;
Data de gravação das imagens;
Hora e minuto de início e final da ocorrência do fato;

Número de protocolo do Boletim de Ocorrência do fato, devendo ser apresentada cópia em anexo ao requerimento;
Motivo que está objetivando a solicitação.

E depois?

Publicidade

A solicitação deve ser avaliada pelo CICC e caso cumpra os requisitos estabelecidos, as imagens serão disponibilizadas pelo período máximo de 30 dias corridos, desde a sua captura.

Governo de Rondônia

Continue Lendo
Publicidade
Publicidade

Política

Tendência