Policial
Caso Henry: prisão de Monique é mantida em audiência de custódia

Em audiência de custódia realizada nesta sexta-feira (7), a Justiça do Rio de Janeiro manteve a prisão de Monique Medeiros, acusada de participar da morte de seu filho junto com o seu então namorado, o ex-vereador Jairo Souza Santos Júnior. Ela estava em liberdade desde agosto do ano passado, mas foi novamente presa na quinta-feira (6) por determinação do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes.
“O mandado de prisão é válido e não há notícia nos autos acerca de alteração da decisão que determinou a expedição do referido mandado, sendo vedado ao juízo da CEAC [Central de Audiência de Custódia] reavaliar o mérito da decisão que se decretou a prisão. Assim, conforme referido, cabe à CEAC avaliar tão somente a regularidade e legalidade do cumprimento do mandado de prisão, bem como determinar a apuração de eventual abuso estatal no ato prisional. Estando tudo regular, nada a prover”, registra a decisão.
Com a decisão tomada na audiência de custódia, Monique foi levada para o Instituto Penal Santo Expedito, no Complexo de Gericinó, na zona oeste do Rio de Janeiro. É a mesma unidade onde ela presa ficou anteriormente.
Relembre o caso
O menino Henry Borel, de 4 anos, morreu no dia 8 de março de 2021, em um apartamento onde morava com a mãe e o padrasto: o médico e vereador do Rio de Janeiro, Dr. Jairinho. O laudo de necropsia do Instituto Médico-Legal (IML) indicou que a criança sofreu 23 ferimentos pelo corpo e a causa da morte foi “hemorragia interna e laceração hepática”. Ela apresentava lesões hemorrágicas na cabeça, lesões no nariz, hematomas no punho e abdômen, contusões no rim e nos pulmões, além de hemorragia interna e rompimento do fígado.
Monique e Dr. Jairinho foram presos temporariamente no dia 8 de abril de 2021. No mesmo dia, o vereador foi expulso do Solidariedade, partido ao qual era filiado. Ele estava em seu quinto mandato, mas foi cassado em junho do mesmo ano. Recentemente, ele também teve seu registro de médico cancelado pelo Conselho Regional de Medicina do Rio de Janeiro (Cremerj).
A Justiça já determinou que o caso deverá ser analisado por júri popular, mas ainda não há data para o julgamento. A denúncia contra Monique e Dr. Jairinho foi apresentada pelo Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) em maio de 2021. Eles foram acusados de homicídio triplamente qualificado, tortura, fraude processual e coação no curso do processo.
Monique foi denunciada também pelo crime de falsidade ideológica. Segundo o MPRJ, ela prestou declaração falsa no hospital para onde levaram a criança, que chegou ao local já sem vida. “Ao buscar atendimento para seu filho, objetivou mascarar as agressões sofridas por este, evitando a responsabilização penal de seu companheiro”, registrou a denúncia.
Também foi solicitada na época a conversão da prisão temporária dos dois em prisão preventiva, o que foi atendido pela Justiça. Dr. Jairinho se encontra detido há dois anos e quatro meses. Mas Monique chegou ser beneficiada por uma decisão favorável que lhe manteve fora da cadeia entre abril e junho do ano passado. Nesse período, ela foi monitorada por tornozeleira eletrônica e não poderia se aproximar das testemunhas do caso, bem como ficou proibida de usar redes sociais. Em agosto do ano passado, ela voltou a obter uma decisão favorável: uma liminar assinada pelo ministro João Otávio de Noronha, do Superior Tribunal de Justiça (STJ) lhe permitiu aguardar o julgamento em liberdade.
Essa liminar foi agora derrubada por Gilmar Mendes dentro de um recurso apresentado por Leniel Borel, pai do menino Henry. O ministro concordou com um parecer da Procuradoria-Geral da República (PGR), o qual aponta risco de que a acusada atrapalhe as investigações e viole as medidas cautelares. O MPRJ já levantou anteriormente suspeitas de que ela tenha interagido nas redes sociais, o que sua defesa nega.
Tanto Monique como Jairinho alegam inocência. A defesa da mãe de Henry tem sustentado que ela vivia um relacionado abusivo com o então vereador e também é vítima no caso. Já o ex-vereador afirma que não agrediu o menino.
Policial
MOTOCICLETA HONDA CB 1000R FURTADA EM PORTO VELHO É RECUPERADA PELA POLÍCIA MILITAR EM NOVA MAMORÉ
O fato ocorreu na tarde deste sábado, 25 de novembro, quando as guarnições do Batalhão de Polícia de Fronteira e Divisas – BPFRON, interceptaram a motocicleta em um rio, próximo a divisa com a Bolívia, no município de Nova Mamoré, de onde seria atravessada. Um homem de 32 anos de idade foi preso no local

O fato ocorreu na tarde deste sábado, 25 de novembro, quando as guarnições do Batalhão de Polícia de Fronteira e Divisas – BPFRON, interceptaram a motocicleta em um rio, próximo a divisa com a Bolívia, no município de Nova Mamoré, de onde seria atravessada. Um homem de 32 anos de idade foi preso no local com a motocicleta que havia restrição de roubo/furto.
As equipes do Batalhão de Fronteira e Divisas – BPFRON, 1º BPM, Canil do BPCHOQUE estavam em patrulhamento durante a Operação Hórus, no combate aos crimes transfronteiriços, momento em que receberam a informação de que haveria um indivíduo com uma motocicleta CB 1000R de cor branca e vermelha em atitude suspeita, próximo a Ponte do Araras.
Ao se aproximarem do local, os militares observaram uma pessoa na margem direita do rio, ao lado da motocicleta, e que este ao ver a guarnição, empreendeu fuga para uma área de mata. Os policiais seguiram a em busca do suspeito, momento em que ao ser localizado veio a pular no rio, porém, não conseguindo dar continuidade a fuga, obedeceu a ordem de parada, voltando para a margem do rio.
Ao ser abordado, confessou que a moto era produto de furto/roubo, e que estaria conduzindo o veículo para ser atravessada para a Bolívia, porém não deu mais informações. Foi verificado que a placa da motocicleta já estava adulterada, ostentando a placa de outra semelhante, sendo confirmado que o veículo havia sido furtado no dia 21.11.2023 em Porto Velho.
O Homem foi preso em flagrante e conduzido para a delegacia de Polícia Civil de Nova Mamoré, onde ficará a disposição da autoridade policial.
O Batalhão de Polícia de Fronteira e Divisas, possui um número de disque-denúncias , onde a população pode realizar a denúncia anonimamente, sendo mantido em sigilo a identidade, através do número: (69) 9955-2005 (Whatsapp e ligações).
Policial
Polícia Militar faz evento épico para comemorar os 48 anos de existência
A Polícia Militar de Rondônia realizou no domingo, 26, com início às 17 horas, no espaço alternativo, em Porto Velho, solenidade em comemoração dos 48 anos de criação da Instituição. Do evento, constou a entrega da mais alta comenda da PM, a Medalha do Mérito Forte do Príncipe da Beira, troféu ao Batalhão campeão das

A Polícia Militar de Rondônia realizou no domingo, 26, com início às 17 horas, no espaço alternativo, em Porto Velho, solenidade em comemoração dos 48 anos de criação da Instituição. Do evento, constou a entrega da mais alta comenda da PM, a Medalha do Mérito Forte do Príncipe da Beira, troféu ao Batalhão campeão das Olimpíadas internas e placas de agradecimento a parceiros que contribuíram com o desenvolvimento e atuação da Polícia Militar. Durante o evento, foi feita apresentação de atendimento a uma ocorrência de artefato explosivo encontrado por um cidadão que caminhava pela avenida. O evento contou com um público aproximado de oito mil pessoas e as presenças de autoridades do Legislativo, Executivo e Judiciário.
Durante a semana, foram várias as atividades, iniciando com a apresentação da Banda de Música, no Shopping de Porto Velho, olimpíadas internas, almoço com a tropa de serviço e a formatura no espaço alternativo. Realizada por meio do Comando Regional de Policiamento I, CRP I, de 20 a 24 deste mês, foi vencedor das olimpíadas em comemoração aos 48 anos da PM, o 5º Batalhão da Polícia Militar, Batalhão Belmont. “Sei que foram dias corridos em que o momento em família teve que ser suprimido para que hoje pudéssemos estar aqui, curtindo essa grande festa, por isso, quero agradecer aos trabalhos coordenados pela DCOMS, para a execução de um evento dessa magnitude”, disse o coronel PM Braguin.
Representando o governador coronel PM Marcos Rocha, o secretário de Segurança, Defesa e Cidadania, coronel BM Felipe Vital, fez uma retrospectiva relacionada ao que era a Polícia Militar, anos atrás, em termos de pessoal, equipamentos, armamentos e ferramentas tecnológicas: “uma realidade, se olharmos para anos anteriores. Tudo isso, por termos um governador com um olhar especial, não só com a Polícia Militar, mas com a saúde, educação e demais setores sociais de nosso Estado”, disse ele.
O comandante-geral da Polícia Militar, coronel PM Regis Braguin, em sua fala disse que: “me sinto feliz e emocionado por esta comemoração. Agradeço a todos aqueles homenageados com a Medalha Mérito Forte do Príncipe da Beira que é concedida a militares e civis que prestaram relevantes serviços a Corporação de nosso Estado, sendo ela, a mais alta comenda da Instituição. E que esse reconhecimento seja um fator motivador para continuarem neste mister”. O comandante-geral agradeceu o apoio do governador do Estado, coronel Marcos Rocha e do secretário da Sesdec, coronel BM Vital, pelos investimentos em aprimoramento da topa, parque tecnológico, segurança rural, entre outros.
Seguindo determinações do governador Marcos Rocha, de ter um comando junto a tropa, o coronel Braguin disse está rompendo paradigmas e com isso, fortalecendo ações com a tropa altamente profissional no atendimento à população, a sociedade rondoniense, que é diferenciada e próspera. Deixamos nossas casas para proteger famílias. Este é o nosso legado.
Atendimentos
O coronel PM Braguin, falou sobre a produtividade da Polícia Militar, de janeiro a novembro de 2023, segundo ele, foram 195 mil registros realizados, dois mil veículos recuperados, cerca de 1.100 pessoas presas por tráfico de drogas, 18 mil pessoas presas em flagrante delito, realizadas cerca de 50 mil abordagens, 44 mil lavraturas de ocorrências, mais de 1.500 boletins de acidentes de trânsito registrados, confeccionados 3.800 Termos Circunstanciados, esta é a produtividade feita com muito empenho pelo policial militar. “Um policial que retrata o que é o cidadão rondoniense, um policial dedicado, abnegado, gosta do trabalho honesto e assim reflete em proteção e combate ao crime, preservar a ordem e cumprir a lei, esta é nossa missão”.
Estamos orgulhos pelos números que apresentamos a sociedade, estamos convictos que o caminho está certo e a política de governo adotada pelo governador do Estado é o caminho certo, desde a Secretaria ao policial mais moderno.
Início
A Polícia Militar de Rondônia foi criada em 26 de novembro de 1975. Surgiu após a extinção da Guarda Territorial. Este ano, completou 48 anos servindo e protegendo a sociedade rondoniense. Desde o Território Federal de Rondônia, tem por finalidade, executar, com exclusividade, o policiamento preventivo e ostensivo, assegurar a manutenção da ordem, o cumprimento da Lei e o exercício dos poderes constituídos no âmbito do hoje Estado de Rondônia. Com um efetivo atual de 5.000 policiais militares se faz presente em todos os 52 municípios e em 87 localidades, distribuídos nas diversas Unidades Operacionais e Administrativas.
O Comandante-Geral da Polícia Militar é o coronel PM Braguin. Tem como metas de seu Comando, o uso da tecnologia como ferramenta auxiliar na atuação policial militar, a melhoria da eficiência operacional, a integração entre a Polícia e a Comunidade e a valorização profissional dos integrantes da Corporação, oferecendo cada vez melhores serviços de Segurança Pública. Temos 11 Batalhões e três Companhias. O NOA – Núcleo de Operações Aéreas e Diversos outros tipos de policiamento para bem servir e proteger a você cidadão de Rondônia.
Confira galeria de fotos no link abaixo:
Fotos: Cabo Edixon, cabo Jordan, soldados Freitas e José
Texto: Lenilson Guedes
Fonte: Diretoria de Comunicação Social da Polícia Militar
Policial
FORMATURA REALIAZADA NO 4° BPM EM ALUSÃO AOS 48 ANOS DA POLÍCIA MILITAR DE RONDÔNIA
Na manhã da última sexta-feira, 24 de novembro, o 4º Batalhão de Polícia Militar (4°BPM), também conhecido como Batalhão Capitão Rui Luiz Teixeira, em Cacoal, foi cenário de uma solenidade marcante: a Formatura Alusiva ao 48º Aniversário da Polícia Militar de Rondônia. Evento anual que reuniu um público notável composto por autoridades civis, políticas e

Na manhã da última sexta-feira, 24 de novembro, o 4º Batalhão de Polícia Militar (4°BPM), também conhecido como Batalhão Capitão Rui Luiz Teixeira, em Cacoal, foi cenário de uma solenidade marcante: a Formatura Alusiva ao 48º Aniversário da Polícia Militar de Rondônia. Evento anual que reuniu um público notável composto por autoridades civis, políticas e militares, além de familiares e amigos dos policiais militares.
Um dos momentos de destaque da celebração foi uma homenagem aos policiais militares eleitos como destaque operacional do ano de 2023. Sendo o 1° colocado o CB PM D. GÓES, 2° colocado SGT PM GRACIANO e o 3° colocado SGT PM CLAUDIOVIK, tal homenagem teve por objetivo a valorização do esforço e da dedicação desses profissionais que trabalham incansavelmente a serviço da sociedade cacoalense a fim de promover a ordem pública e a paz social.
A cerimônia foi conduzida pelo Capitão PM Allan Nobre do Nascimento Silva, que atualmente responde pelo comando do 4° BPM, que, em seu discurso, exaltou a importância fundamental da polícia militar na preservação da ordem e da segurança da sociedade. Ele também aproveitou a oportunidade para parabenizar todos os militares pelo serviço prestado, durante o ano e pelo comprometimento notável no desempenho das tarefas atribuídas ao Batalhão.
Texto: Comunicação Social do 4º BPM.
- Ji-Paraná3 meses atrás
Empresário dono da Top Importados morre em acidente de moto em Ji-Paraná
- Ji-Paraná6 meses atrás
Integrante de escolinha de futebol é preso por estupro após ficar 3 anos foragido, em RO
- Ji-Paraná6 meses atrás
Escritório de contabilidade suspeito de fraudar Seguro-Desemprego é alvo da PF
- Ji-Paraná6 meses atrás
Lista de credores do frigorífico RioBeef é divulgada: são quase 700 nomes e uma dívida superior a R$ 100 milhões
- Ji-Paraná3 meses atrás
Expojipa 2023 começa na quarta, 13, com show de Lauana Prado; veja programação
- Ji-Paraná2 meses atrás
“Infelizmente, vou arcar com o rombo da feira” dispara Presidente da Aperon – 42ª Expojipa encerra com mais de 100 mil visitantes
- Ji-Paraná2 meses atrás
Saiba como e quando o cidadão pode ter acesso às imagens dos totens de segurança espalhados por Rondônia
- Esportes6 meses atrás
Fluminense enfrenta Corinthians tentando retomar o caminho de vitórias