Nacional
Alerta! Bolsa Família exige atualização de novo documento para os inscritos receber o pagamento
O Bolsa Família arrecada milhões de beneficiários, pagando o pagamento mínimo mensal de R$ 600 a famílias vulneráveis. Para acessar o programa, é necessário atender a alguns requisitos. Em setembro, um documento deve ser atualizado para garantir o recebimento do direito. Uma das exigências do governo federal para a liberação do direito é atualizar a

O Bolsa Família arrecada milhões de beneficiários, pagando o pagamento mínimo mensal de R$ 600 a famílias vulneráveis. Para acessar o programa, é necessário atender a alguns requisitos. Em setembro, um documento deve ser atualizado para garantir o recebimento do direito.
Uma das exigências do governo federal para a liberação do direito é atualizar a carteira de vacinação para crianças que fazem parte do núcleo familiar. Neste mês, o pedido é para entregar o documento.
O processo deve ser feito por meio da atualização do CadÚnico, cadastro que coleta todas as informações domiciliares e é usado pelo governo para identificar as famílias elegíveis para fazer parte do programa.
Como atualizar o cadastro do Bolsa Família?
Esse processo pode ser realizado pessoalmente. Para isso, é necessário que o representante da família leve até a unidade do CRAS (centro de assistência social) mais próxima do seu local de residência com documentos que precisam ser atualizados.
O processo pode ser simplificado online. Para isso, é necessário acessar o aplicativo Meu CadÚnico, disponível para Android e iOS, ou o site de cadastro, disponível neste link.
Se você escolher o portal, precisará seguir estas etapas:
- Acesse o aplicativo ou site My CadÚnico
- Em seguida, clique na opção “Spanning Update”
- Iniciar sessão
- Insira as informações a serem atualizadas
- Caso não precise fazer nenhum ajuste, confirme as informações já no sistema
Selecione a opção “Enviar gravação”
Depois de executar essas etapas, o patrono ainda precisa vir ao módulo CRAS para concluir a atualização. No entanto, ao realizar o procedimento online, é possível agilizar o atendimento.
Assim, ao comparecer ao Centro de Assistência Social, o representante da família precisará levar apenas seu documento de identidade e o enquadramento do programa central dos demais beneficiários do programa.
Por favor, note que este processo de atualização de registro é essencial para aqueles que desejam continuar recebendo o direito. Por meio dele, o governo federal consegue se manter informado sobre as necessidades familiares e a condição socioeconômica dos brasileiros incluídos no programa, o que pode levar à concessão de novos benefícios.
Nacional
Divulgado resultado da segunda edição do Sisu 2023

O Ministério da Educação (MEC) divulgou, nesta terça-feira (27/6), o resultado da chamada regular da segunda edição de 2023 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Para verificar o resultado, o candidato deve acessar o portal oficial do Sisu e informar os dados sobre o curso escolhido.
Os selecionados podem se matricular nas instituições públicas de ensino entre os dias 29 de junho e 4 de julho, no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior do Sisu. O processo seletivo se baseou na nota dos candidatos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2022. Ao todo, foram registradas 578.781 inscrições em cursos ofertados nesta edição do Sisu.
LISTA DE ESPERA – O MEC também iniciou nesta terça o prazo para os não selecionados na chamada regular manifestarem interesse em participar da lista de espera, no portal do Sisu. Os interessados têm até às 23h59 (de Brasília) do dia 4 de julho para realizar o procedimento.
O candidato pode manifestar interesse na lista de espera em apenas um dos cursos para o qual optou por concorrer em sua inscrição no Sisu. As convocações por meio da lista de espera serão a partir de 10 de julho. As informações sobre as convocações serão fornecidas pela instituição na qual o estudante se inscreveu.
SISU – O Sisu reúne as vagas ofertadas por instituições públicas de ensino superior de todo o Brasil, que participam do processo seletivo vigente, sendo a maioria delas oferecida por instituições federais (universidades e institutos).
Nacional
Oportunidade! Empresa abre 3.000 vagas e Salários até R$ 4.800 para motoristas
Profissionais com CNH (Carteira Nacional de Habilitação) que estão em busca de emprego podem considerar o papel de motorista como carreira. No final do ano, empresas de todo o país estão com mais de 3.200 vagas abertas na região para candidatos com ou sem experiência nessa função. As vagas são para motorista Bitrem, motorista classe

Profissionais com CNH (Carteira Nacional de Habilitação) que estão em busca de emprego podem considerar o papel de motorista como carreira. No final do ano, empresas de todo o país estão com mais de 3.200 vagas abertas na região para candidatos com ou sem experiência nessa função.
As vagas são para motorista Bitrem, motorista classe “B”, motorista de caminhão guincho, motorista de caminhão, motorista classe “D”, motorista de coletor de óleo, motorista de entrega, motorista de estrada, motorista de caminhão, motorista de caminhão, motorista de reboque, motorista de caminhão e muitos outros empregos.
Os candidatos com ensino fundamental e médio serão selecionados para contratação imediata e efetiva, no regime CLT. Há também oportunidades temporárias e para outros tipos de contratos.
Como se inscrever
Todas as vagas abertas podem ser consultadas na lista de anúncios. Um candidato interessado em se candidatar deve usar filtros na tela para identificar oportunidades que se encaixam em seu perfil e, em seguida, ler as informações com muita atenção.
Feito isso, basta clicar em “Candidate-se” e preencher os dados para cadastrar seu currículo gratuitamente. A empresa contratante entra em contato com os selecionados para organizar as próximas etapas da seleção.
Salário de R$ 4,8 mil
Uma empresa da cidade de São Vicente (SP) contrata um motorista com habilitação na categoria “E” e de um a três anos de experiência na função. O profissional deve ter concluído o ensino médio e estar disponível para viajar para Santos.
O salário oferecido pode ser de até R$ 4.800, além de benefícios como assistência médica, participação nos lucros, vale-alimentação e vale-transporte. Para saber mais, acesse este edital.
Nacional
Com R$ 7,3 bilhões disponíveis para resgate! Saiba como consultar seu CPF para verificar se você possui “dinheiro esquecido”
O Banco Central informou que o sistema de recebíveis (SVR), popularmente conhecido como “fundos esquecidos”, ainda tem R$ 7,3 bilhões disponíveis para recuperação. Muitos brasileiros nem sabem que para fazer a consulta, basta apenas informar dados como CPF e data de nascimento. A plataforma criada pelo Banco Central permite que pessoas físicas e jurídicas consultem

O Banco Central informou que o sistema de recebíveis (SVR), popularmente conhecido como “fundos esquecidos”, ainda tem R$ 7,3 bilhões disponíveis para recuperação. Muitos brasileiros nem sabem que para fazer a consulta, basta apenas informar dados como CPF e data de nascimento.
A plataforma criada pelo Banco Central permite que pessoas físicas e jurídicas consultem e recuperem os valores remanescentes em bancos, sindicatos e outras instituições financeiras. O portal foi criado em 2022 e está fora do ar há alguns meses, mas retornou com novos recursos em 7 de março de 2023.
Um usuário que acessar o sistema poderá ver se há algum valor disponível em seu CPF ou no CNPJ de sua empresa, além de obter informações sobre como recuperar os recursos. No caso de pessoas falecidas, herdeiros, testamentos, inventores e representantes legais podem realizar o resgate.
Segundo o Banco Central, cerca de 63% dos resgates somam R$ 10, enquanto 25,12% dos usuários poderão sacar entre R$ 10,01 e R$ 100. Apenas 10,08% dos cidadãos têm entre R$ 100,01 e R$ 1.000 para receber, mas 1,76% do total de clientes terão a oportunidade de sacar acima de R$ 1.000,01.
Consulta pelo CPF
Se você não consultou o sistema de direitos para ver se há algum valor esperando por você, aqui está como é fácil:
- Acesse o site valoresareceber.bcb.gov.br;
- Clique em “Ver recebíveis”;
- Informar número de CPF ou CNPJ;
- Informe sua data de nascimento ou a data de abertura da empresa;
- Marque e clique em “Consultar”.
Caso haja algum valor a receber, volte para a página principal e entre no menu “Acesse o sistema de direitos”. Para acessar, é preciso ter uma conta Gov.br do nível Prata ou Ouro. As etapas a seguir serão exibidas na tela.
Algumas instituições oferecem a possibilidade de solicitar o valor pela própria plataforma, na opção “Solicite aqui”. O pagamento é via Pix e leva até 12 dias úteis. Outros bancos informam o telefone de contato apenas para que o consumidor possa solicitar os valores por meio de seu canal de atendimento.
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