Notícias
Porto Velho participa pela segunda vez da maior feira de turismo da América Latina

Por Lilian Leite
Publicada em 19/09/2023 às 15h44
A Secretaria de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho (Semdestur), por meio de seu Departamento de Fomento ao Turismo (Defotur), tem como premissa desenvolver políticas públicas favoráveis ao turismo, atuando fortemente na promoção dos segmentos turísticos em nossa capital.
Dessa forma, a Semdestur vem realizando uma série de ações para ordenamento, estruturação e divulgação das suas informações turísticas. Dando continuidade às ações de promoção de Porto Velho como cidade turística, a Semdestur participará da maior Feira Latino-americana de Turismo, ABAV EXPO, promovida há 50 anos, com a participação de estados brasileiros e mais de 100 países.
A Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV) possui mais de 2.500 associados espalhados pelo Brasil, e integra o World Travel Agents Association Alliance (WTAAA) e o Fórum Latino-americano de Turismo (Folatur). Em 2021, a feira teve sua retomada com a participação de 200 expositores, 214 jornalistas e influenciadores digitais, mobilizando mais de 17 mil visitantes. Foram promovidas 56 capacitações, 38% de agentes de viagens e 500 visitantes de caravanas aéreas e rodoviárias.
O evento realizado em 2022 reuniu mais de 40 mil visitantes, 1.500 marcas expositoras, 20 mil audiências em capacitações, 1.802 jornalistas e influenciadores, mais de 250 agentes selecionados trazidos de 27 cidades brasileiras nas caravanas. Para o ano de 2023, o evento acontecerá nos dias 27, 28 e 29 de setembro no Rio Centro, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro. Espera-se mais de 40 mil visitantes, a participação de 2 mil marcas e mais de 50 capacitações.
O EVENTO
A ABAV EXPO é o principal evento de turismo que reúne o trade turístico nacional, internacional agregando agências de viagens, operadoras, hotéis, cruzeiros, imprensa especializada, municípios, estados, países, associações representativas e empresas do mercado turístico. A Semdestur se fará presente pela segunda vez com estande institucional de 50 metros quadrados, com participação no espaço educacional anteriormente denominado Vila do Saber, atualmente chamado de “Abavtalks”, onde, no dia 28 de setembro, às 14h, acontecerá a palestra “O Melhor de PVH – Terra de Bravos Pioneiros”, proferida pelo prefeito Hildon Chaves.
A Semdestur estará presente com equipe técnica coordenada pela secretária da Semdestur, Glayce Bezerra, que ressalta a participação da capital com gastronomia, artesanato, musicalidade e intervenções artísticas.“Vamos evidenciar nossa regionalidade no evento que reúne os principais destinos turísticos brasileiros e do mundo, uma oportunidade única de mostrar aos agentes de viagens, empresas e vários outros segmentos os diferenciais da nossa cidade, nossa história, paisagens naturais, gastronomia e toda a infraestrutura que possuímos, além dos investimentos feitos pelo prefeito Hildon Chaves, que não tem medido esforços para elevar a competitividade do destino e alavancar o setor de turismo em Porto Velho”, enfatiza.
Notícias
Alckmin: novo Acordo de Regras de Origem ajuda produção do Mercosul

Por Agência Brasil
Publicada em 27/11/2023 às 11h50
O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, disse nesta segunda-feira (27) que a conclusão do novo Acordo de Regras de Origem, aprovado em julho durante a reunião de cúpula do Mercosul na Argentina, aprofundará “integração e resiliência” das cadeias de produção do bloco.
“Já concluímos as negociações do novo Acordo de Regras de Origem [do Mercosul], fundamental para aumentarmos a previsibilidade do ambiente de negócios e nossa competitividade no comércio internacional. Com esse acordo, o Mercosul estará alinhado com as melhores práticas internacionais”, declarou Alckmin por meio de um vídeo apresentado durante o 11º Fórum Empresarial do Mercosul, em Brasília.
De acordo com o MDIC, o novo texto adotou as “melhores práticas internacionais”, simplificando normas e tornando o mecanismo de verificação e controle de origem mais ágil. As novas regras preveem um aumento de 5% no limite de insumos importados em um produto com origem brasileira.
Dessa forma, para uma mercadoria ser considerada nacional, ela deve ter, no máximo, 45% da matéria-prima comprada de um país fora do Mercosul. “Essa flexibilização vale para 100% dos produtos industriais e 80,5% dos agrícolas – os outros 19,5% tiveram o percentual mantido em 40%”, informou o ministério.
Ainda segundo a pasta, a Argentina tem a mesma regra que o Brasil. “Com regras diferentes, Paraguai e Uruguai possuem limites de insumos importados de 60% e 50%, respectivamente”, acrescentou.
Compras públicas
Na abertura do fórum nesta segunda-feira, Alckmin elogiou também o protocolo de compras públicas do Mercosul. Segundo ele, este protocolo terá “efeito indutor no desenvolvimento inclusivo e sustentável do bloco, além de dar mais eficiência à prestação de serviços públicos em nossos países”.
“Temos diante de nós o desafio e a oportunidade de promovermos o desenvolvimento sustentável nos sistemas produtivos, acelerando a transição energética, [bem como para a] conservação do meio ambiente e para a inclusão social”, acrescentou.
Alckmin destacou também o esforço brasileiro na presidência pro tempore do bloco para concluir acordos com a União Europeia e com Singapura, “de importância geopolítica e sinal de integração em um mundo cada vez mais fragmentado”.
Notícias
Passageiro abre saída de emergência e pula de avião antes de descolar
Notícias
Governo do Hamas eleva para 15 mil número de mortos na Faixa de Gaza

Por Noticia ao Minuto – Portugal
Publicada em 27/11/2023 às 15h40
Em comunicado, o Governo do Hamas indicou também cerca de 7.000 pessoas desaparecidas, cujo paradeiro é desconhecido ou que se acredita que estejam sob os escombros dos edifícios destruídos pelos bombardeamentos israelitas desde o início da guerra, em 07 de outubro.
Das 15 mil mortes, relativas ao período entre o começo do conflito e o início da trégua entre as partes na sexta-feira, mais de 6.150 são crianças e mais de 4.000 são mulheres, de acordo com a mesma fonte.
O Gabinete de Informação Governamental do Hamas acrescentou que, naquele período, morreram 207 profissionais de saúde, incluindo médicos, enfermeiros e trabalhadores dos serviços de emergência, 26 membros da proteção civil e 70 jornalistas.
A atualização do número de vítimas coincide com o quarto dia da trégua entre Israel e o Hamas, que prevê a libertação de pelo menos reféns israelitas e estrangeiros em troca de prisioneiros palestinianos.
Ambas as partes concordaram hoje em prolongar a pausa das hostilidades, que inclui a entrada de mais ajuda humanitária na Faixa de Gaza e a continuação das trocas de reféns por prisioneiros por mais dois dias.
Israel declarou guerra ao Hamas em 07 de outubro, na sequência de um ataque do grupo islamita, que incluiu o lançamento de mais de 4.000 foguetes e a infiltração de perto de 3.000 militantes, que mataram cerca de 1.200 pessoas e raptaram mais de 240 em comunidades israelitas próximas da Faixa de Gaza.
Desde então, Israel contra-atacou o Hamas, organização considerada terrorista por Estados Unidos e União Europeia, no enclave palestiniano, primeiro com ataques aéreos e marítimos e, desde o final de outubro, também com uma ofensiva terrestre.
- Ji-Paraná3 meses atrás
Empresário dono da Top Importados morre em acidente de moto em Ji-Paraná
- Ji-Paraná6 meses atrás
Integrante de escolinha de futebol é preso por estupro após ficar 3 anos foragido, em RO
- Ji-Paraná6 meses atrás
Escritório de contabilidade suspeito de fraudar Seguro-Desemprego é alvo da PF
- Ji-Paraná6 meses atrás
Lista de credores do frigorífico RioBeef é divulgada: são quase 700 nomes e uma dívida superior a R$ 100 milhões
- Ji-Paraná3 meses atrás
Expojipa 2023 começa na quarta, 13, com show de Lauana Prado; veja programação
- Ji-Paraná2 meses atrás
“Infelizmente, vou arcar com o rombo da feira” dispara Presidente da Aperon – 42ª Expojipa encerra com mais de 100 mil visitantes
- Ji-Paraná2 meses atrás
Saiba como e quando o cidadão pode ter acesso às imagens dos totens de segurança espalhados por Rondônia
- Esportes6 meses atrás
Fluminense enfrenta Corinthians tentando retomar o caminho de vitórias