A Secretaria Municipal de Saúde de Ji-Paraná, por meio da Divisão de Imunização, demonstrou preocupação com a baixa cobertura vacinal contra a influenza (gripe). Até o momento, apenas 19,90% da população-alvo, composta por 42.154 pessoas, foi vacinada, muito abaixo da meta de 95% recomendada pelo Ministério da Saúde.
Dados alarmantes
Entre os grupos prioritários, os números de vacinação são preocupantes:
Em âmbito nacional, a cobertura vacinal chegou a 35,99%, com 2.512.735 doses aplicadas. No estado de Rondônia, foram administradas 202.350 doses, alcançando 27,52% do público-alvo de 588.475 pessoas.
Campanha prorrogada até janeiro
Iniciada em 6 de setembro, a campanha deveria encerrar em 26 de outubro, mas foi prorrogada até 31 de janeiro de 2025 devido à baixa adesão. A vacinação está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), incluindo os distritos de Nova Londrina e Nova Colina, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h.
Grupos prioritários e ampliação
A campanha inicialmente priorizou grupos mais vulneráveis, como:
Desde o final de setembro, a vacinação foi ampliada para todas as pessoas acima de seis meses de idade, mas o Ministério da Saúde continua reforçando a importância de priorizar os grupos mais vulneráveis.
Importância da vacinação
A imunização contra a gripe é fundamental para reduzir complicações, internações e mortes relacionadas ao vírus, especialmente entre os grupos de risco. Além disso, a vacina pode ser administrada junto a outras do Calendário Nacional de Vacinação, garantindo proteção ampliada.
Tags: ji-paraná notícias 190, morte em ji-paraná hoje, rondônia atual ji-paraná últimas notícias, ji-paraná notícias policiais, plantão central ji-paraná, comando 190 ji-paraná últimas notícias, vip notícias ji-paraná, morte em ji-paraná ontem, baixa vacinação Ji-Paraná, campanha contra gripe Ji-Paraná, saúde pública Rondônia, vacinação prorrogada Ji-Paraná.
Mín. 21° Máx. 29°
Mín. 22° Máx. 24°
ChuvaMín. 21° Máx. 23°
Chuvas esparsas