Agro Esquema Milionário

Operação da PF Expõe Esquema Milionário de Falsificação e Venda Ilegal de Madeira em Rondônia e Mato Grosso

Polícia Federal desmantela esquema de falsificação e extração ilegal de madeira em Rondônia e MT. Mandados foram cumpridos em Porto Velho, Cujubim e Rondonópolis. Confira os detalhes!

29/08/2025 20h01
Por: Redação Fonte: Folha de Ji-Paraná
Foto: Comunicação Social da Polícia Federal em Rondônia
Foto: Comunicação Social da Polícia Federal em Rondônia

A Polícia Federal deflagrou nesta sexta-feira (29/08) a Operação Espião, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa especializada na falsificação de documentos públicos e na exploração ilegal de madeira nos estados de Rondônia (RO) e Mato Grosso (MT). A ação faz parte de uma ofensiva federal contra crimes ambientais e fraude documental, e atinge diretamente a cadeia do comércio ilegal de madeira na região Norte do país.

Continua após a publicidade

Foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão nos municípios de Porto Velho (RO), Cujubim (RO) e Rondonópolis (MT). Durante a operação, os agentes federais apreenderam quatro veículos, diversos celulares e uma arma de fogo de uso restrito, que levou à prisão em flagrante de um suspeito. O homem foi conduzido à Superintendência Regional da PF em Porto Velho, onde permanecem as investigações.


Toque no vídeo e ative o som
.

A investigação teve início em 2021, após uma fiscalização do IBAMA, que descobriu inserções fraudulentas no Sistema DOF (Documento de Origem Florestal). As informações falsas eram utilizadas para dar aparência de legalidade à madeira retirada ilegalmente, inclusive em áreas de proteção ambiental como a Terra Indígena Kaxarari.

Continua após a publicidade

Acompanhe os desdobramentos deste e de outros casos diretamente no seu celular: entre agora no grupo de WhatsApp da Folha de Ji-Paraná

Segundo a Polícia Federal, há fortes indícios de que madeireiras operavam sem licença ambiental, burlando os sistemas de fiscalização e ampliando os lucros em um esquema que pode ter movimentado valores expressivos. A investigação continua com base no material recolhido durante a operação.

Continua após a publicidade

Grupo no WhatsApp para receber mais Notícias de Ji-Paraná e região: Para não perder nenhuma atualização das principais notícias de Ji-Paraná, Folha de Ji-Paraná e região, participe agora do nosso grupo oficial clicando no link.

Folha de Ji-Paraná, Notícias de Ji-Paraná, Ji-Paraná notícias, Polícia Federal Rondônia, operação ilegal madeira RO, crimes ambientais RO, falsificação documentos públicos, madeira Terra Indígena Kaxarari, Cujubim, Porto Velho, Rondonópolis

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sobre o município
Ji-Paraná: Segunda maior cidade do estado, um importante polo agropecuário e industrial, cortada pelo Rio Machado.
Ji-Paraná, RO
Atualizado às 00h04
30°
Tempo nublado

Mín. 26° Máx. 42°

29° Sensação
1.32 km/h Vento
30% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (14/09)

Mín. 26° Máx. 43°

Tempo limpo
Amanhã (15/09)

Mín. 27° Máx. 42°

Tempo limpo