O presidente nacional do PL (Partido Liberal), Valdemar Costa Neto, anunciou que se reunirá na próxima semana com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), para discutir uma possível anistia ao ex-presidente Jair Bolsonaro. A proposta visa permitir que Bolsonaro concorra nas eleições de 2026.
Objetivos da Reunião
Em entrevista ao R7, Valdemar explicou que o objetivo é “acelerar” a tramitação de um projeto de lei que busca anistiar os presos em decorrência dos eventos de 8 de janeiro e incluir a anistia a Bolsonaro na mesma proposta. O encontro deve ocorrer na Residência Oficial da Câmara.
Encontros Paralelos
Antes de se encontrar com Valdemar, Lira está previsto para se reunir com Bolsonaro, também na Capital Federal. Valdemar espera que Lira avance com a proposta de anistia ou que repasse a responsabilidade para o próximo presidente da Câmara, que será eleito em fevereiro de 2025.
Resposta da Equipe de Lira
A equipe de Arthur Lira negou que haja qualquer reunião agendada. É importante lembrar que, em 2023, Jair Bolsonaro foi declarado inelegível até 2030 devido a abuso de poder político em uma reunião com embaixadores, realizada meses antes das eleições de 2022.
Contexto Político
O projeto de anistia é visto como uma “moeda de troca” nas articulações políticas em torno da sucessão de Lira, enquanto o PL busca um candidato que possa negociar com a bancada. A proposta deve ser votada na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara na próxima terça-feira (29), sob relatoria do deputado Rodrigo Valadares (União Brasil-SE), que é aliado de Bolsonaro.
Mín. 21° Máx. 34°
Mín. 23° Máx. 30°
Chuvas esparsasMín. 22° Máx. 32°
Tempo nublado