A partir de 1º de novembro de 2024, a Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron) iniciará a segunda etapa da Declaração Anual de Rebanhos que se estenderá até 30 de novembro. Esta fase traz uma nova exigência: os produtores que optarem por declarar seu rebanho pela internet deverão informar separadamente a quantidade de animais destinados à produção de corte e à produção de leite.
Essa atualização visa aprimorar a base de dados da pecuária local, oferecendo informações mais precisas, o que é fundamental para fortalecer as exportações e garantir que Rondônia mantenha seu status como área livre de Febre Aftosa sem vacinação.
Com o maior rebanho bovino do Brasil, estimado em cerca de 18 milhões de cabeças, Rondônia é um importante player no mercado de exportação de carne, enviando produtos para 62 países, incluindo China e Emirados Árabes Unidos.
A Idaron enfatiza a relevância do cadastro e lembra que, além da opção online, a declaração também pode ser feita de forma presencial. Para mais informações, os produtores podem acessar o site da Idaron.
Essa nova exigência é um passo importante para a modernização e controle do setor agropecuário em Rondônia, contribuindo para a saúde e segurança alimentar.
Mín. 21° Máx. 34°
Mín. 23° Máx. 30°
Chuvas esparsasMín. 22° Máx. 32°
Tempo nublado