Polícia R$ 61 Milhões

Justiça nega pela 3ª vez pedido de liberdade de empresário de Rondônia preso com 103 kg de ouro em Roraima

Justiça mantém prisão preventiva de empresário de Rondônia com 103 kg de ouro em Roraima. Entenda os detalhes e acompanhe as atualizações.

18/08/2025 21h59 Atualizada há 3 meses
Por: Redação Fonte: Folha de Ji-Paraná
Foto: Reprodução\Internet
Foto: Reprodução\Internet

Boa Vista, RR – A Justiça negou pela terceira vez o pedido de liberdade do empresário rondoniense Bruno Mendes de Jesus, preso com uma das maiores apreensões de ouro já realizadas no Brasil — 103 kg avaliados em cerca de R$ 61 milhões. Ele segue detido na Penitenciária Agrícola de Monte Cristo, o maior presídio de Roraima.

Bruno Mendes foi abordado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) na BR-401, na ponte dos Macuxis, dirigindo uma caminhonete Hilux 2024, acompanhado da esposa e do filho de 9 meses. Durante a abordagem, os agentes encontraram as barras de ouro escondidas no painel e em compartimentos do veículo, configurando a maior apreensão da PRF no país.


Toque no vídeo e ative o som
.

O empresário está preso preventivamente desde a audiência de custódia, sob a justificativa da necessidade de preservar as investigações, dado o alto valor do ouro e suspeitas de ligação com organizações criminosas.

O primeiro pedido de liberdade, negado pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) no início do mês, alegava a responsabilidade de Bruno pelo sustento da família, já que sua esposa, a blogueira Suzy Alencar, está desempregada. A defesa também recorreu ao Superior Tribunal de Justiça (STJ), argumentando que a penitenciária tem histórico de violência e que a prisão preventiva seria ilegal por ter sido decretada apenas porque Bruno permaneceu em silêncio sobre a origem do ouro. O STJ negou o pedido, destacando que o processo ainda estava sob análise do TRF1.

Para ficar por dentro de mais Notícias de Ji-Paraná, acompanhe as atualizações da Folha de Ji-Paraná e entre em nosso grupo no WhatsApp para receber alertas diretamente no celular.

A decisão mais recente, assinada pelo desembargador federal Marcus Vinicius Reis Bastos, reafirmou a manutenção da prisão para evitar a prática de novos crimes, enfatizando que o caso envolve mais do que simples transporte irregular de ouro.

A defesa, por meio de nota, declarou que Bruno Mendes é um “trabalhador que, como milhares de brasileiros, atua em atividades relacionadas ao setor mineral, que embora possam se desenvolver em áreas de tensão regulatória, são, para muitos, meio de subsistência e única alternativa de sobrevivência.

Tags: Folha de Ji-Paraná, Notícias de Ji-Paraná, Ji-Paraná notícias, empresário preso ouro Rondônia, apreensão de ouro Roraima, prisão preventiva BR-401, Justiça Rondônia, Polícia Rodoviária Federal RO que eu faça.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sobre o município
Capital de Rondônia, importante centro político e econômico, com destaque para a Usina Hidrelétrica de Santo Antônio e o comércio regional.
Ji-Paraná, RO
Atualizado às 00h08
23°
Tempo nublado

Mín. 22° Máx. 38°

24° Sensação
0.15 km/h Vento
87% Umidade do ar
18% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (07/11)

Mín. 24° Máx. 39°

Tempo nublado
Amanhã (08/11)

Mín. 23° Máx. 39°

Chuva